quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Musicalização













“A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar-se e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.



A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil particularmente”.

A equipe desta Unidade Escolar por concordar com esta afirmação encontrada no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil” propôs aos pais de nossos alunos no ano de 2009 a inserção de aulas de musicalização no currículo. Para isso, trouxemos uma professora especialista, Vânia Petrone, para ministrar estas aulas, uma vez por semana.Acreditamos que o investimento por parte dos pais tenha valido a pena!







Um comentário:

  1. Foi um presente trabalhar estes dois anos com estes alunos, pois percebi a cada semana que as crianças era construído um processo de construçao do conhecimento, no qual o objetivo era despertar e e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade,criatividade, senso ritmico, do prazer em ouvir musicas, da imaginação, memoria, concentração,atenção, auto -disciplina, do respeito ao proximo, da socialização e afetividade.Este tempo junto percebi o quanto as crianças aprenderam.
    Abraços

    Profª Vãnia PEtrone

    ResponderExcluir