sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CUIDAR E EDUCAR












“Para cuidar é preciso antes de tudo estar
comprometido com o outro, com sua
singularidade, ser solidário com suas necessidades,
 confiando em suas capacidades.

Disso depende a construção de um vínculo afetivo entre quem cuida e é cuidado”.

(RCNEI –Vol. 1, p. 75, MEC/SEF, 1988)

Seguindo este princípio, as instituições de Educação Infantil de 0 a 3 anos integram as funções de educar e cuidar, comprometidas com o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, intelectual, afetivo e social, compreendendo-a como um ser total, completo, que aprende a ser e conviver consigo mesmo, com o seu semelhante e com o ambiente que a cerca de maneira articulada e gradual.

Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda portanto, a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas, pois o desenvolvimento integral depende tanto de cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto da forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados.

A ação conjunta dos educadores e demais membros da equipe da instituição é essencial para garantir que o cuidar e o educar aconteçam de forma integrada. Essa atitude deve ser contemplada desde o planejamento educacional até a realização das atividades em si.

A forma de cuidar, muitas vezes, é influenciada por crenças e valores em torno da saúde, da educação e do desenvolvimento infantil, pois, embora as necessidades humanas básicas sejam comuns como alimentar-se, proteger-se, etc. , as formas de identificá-las, valorizá-las e atendê-las são construídas socialmente. As necessidades básicas, podem ser modificadas e acrescidas de outras de acordo com o contexto sociocultural e a proposta pedagógica da escola.

É preciso desenvolver um comprometimento com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. É preciso que o educador possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada. Deve-se cuidar da criança como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades. Isso inclui interessar-se sobre o que a criança sente, pensa, o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando à ampliação desse conhecimento e de suas habilidades, que, aos poucos, a tornarão mais independente e mais autônoma.

Um dos objetivos de nosso trabalho mais direcionado ao cuidar é facilitar a aquisição de independência da criança, para que ela comece a realizar sozinha o que precisava do auxílio de alguém.

Em relação ao educar, o objetivo é que ela comece a se apropriar de formas de agir e de significações presentes em seu meio social, formando um autoconceito positivo em relação a si mesma.

Portanto as metas de aprendizagem neste contexto devem ser baseadas em experiências de aprendizagem socialmente relevantes e pessoalmente significativas.

Então o trabalho de cuidar e educar só é garantido quando há a proposta de diferentes linguagens de aprendizagem, valorizando o lúdico e a cultura infantil não deixando de lado a interação com os colegas.

Assim, pode-se dizer que educar e cuidar da criança implica:

 acolhê-la nos momentos difíceis, fazê-la sentir-se confortável e segura, orientá-la sempre que necessário e apresentar-lhe o mundo da natureza, da sociedade e da cultura;

 garantir uma experiência bem-sucedida de aprendizagem a todas sem discriminar aquelas que apresentam necessidades educacionais especiais ou que pertencem a determinadas etnias ou condições sociais;

 trabalhar na perspectiva de que as próprias crianças aprendam a se cuidar mutuamente, busquem suas próprias perguntas e respostas sobre o mundo e respeitem suas diferenças, promovendo-lhes autonomia.